Como exibir seus feitos profissionais sem irritar os colegas

09/11/2015

Como exibir seus feitos profissionais sem irritar os colegas

 

 

 

Lembra-se daqueles colegas da escola que eram ótimos na hora de assumir os créditos por algum trabalho bem feito, mas na realidade ajudavam pouco? Dê uma olhada à sua volta. Muitos deles provavelmente povoam seu ambiente de trabalho hoje. E mais: pode ser que até você seja um deles.

Esse comportamento, quando temperado com a dose certa de elegância, é bastante útil para melhorar suas chances de avançar na carreira. Mas se for exagerado, há uma grande chance de você não ganhar pontos por trabalhar bem em equipe e de ser esquecido na hora de uma promoção.

"Uma boa maneira de conseguir chamar a atenção da maneira certa é dar às pessoas o que elas querem antes mesmo que elas saibam disso", sugere Lucy Owens, consultora da empresa britânica de gerenciamento de carreiras The Career Coach.

Ela cita o exemplo de uma colega sua, que participou de uma reunião com executivos-sêniores e, sem ser requisitada, decidiu anotar os principais pontos do encontro para seu chefe "mal-humorado". Poucas horas depois, enviou para ele um resumo, que se mostrou muito útil em um encontro que o chefe teria com um cliente. Semanas depois, a moça foi promovida para outra equipe.

Abra o jogo

Segundo Owens, outra forma de ganhar vantagem é abrir o jogo com seu chefe sobre as sua necessidades.

"Em vez de usar uma abordagem ‘puxa-saco’, tenha uma conversa honesta e adulta com seu gerente sobre o que você gostaria de concretizar em seu cargo e dentro da empresa", recomenda a especialista. "É a maneira mais direta e eficaz de conseguir o que você quer no trabalho."

É importante não esperar pela reunião anual de avaliação. "Solicite uma rápida conversa com seu chefe, e fale com confiança sobre seus objetivos, as promoções que quer trabalhar para obter e suas metas a longo prazo", diz Owens.

Gerentes competentes valorizam mais esse tipo de abordagem porque isso os ajuda a entender o que seus subordinados aspiram. Mas não se esqueça de manter um diálogo de duas vias. Pergunte a seu supervisor como ele o vê dentro da organização, o que ele enxerga como seus pontos fortes e o que ele sugere para que você desenvolva sua carreira.

Mas não pare por aí. "Você não vai convencer seu gerente sobre seus pontos fortes em apenas um encontro", define Philippe Gaud, professor dos cursos de MBA da HEC Paris. "Sempre que se reunir com ele, volte ao assunto. A repetição é importante, e o tempo vai ajudar."

Ainda melhor é encontrar oportunidades para demonstrar esses pontos fortes em ação, de acordo com Gaud. "Não se concentre apenas nos encontros formais de avaliação. Em reuniões gerais, tente aproveitar as oportunidades para mostrar a que veio", diz.

Por exemplo, se você é bom em desafiar seus colegas de uma maneira positiva, use essa habilidade na próxima reunião geral. Assim seu chefe pode ver isso na prática.

Aja sempre como um líder

Em vez de esperar pelo dia em que terá uma posição de liderança, comece já a agir como um líder.

"Tire partido das oportunidades que sua carreira apresenta para liderar", recomenda Deborah Golden, diretora da Deloitte & Touche LLP, dos Estados Unidos. Por exemplo, experimente influenciar outras pessoas, inovar ou fazer estratégias. "Se outros seguirem suas ideias, isso pode mostrar sua habilidade em liderar e não apenas gerenciar."

Não tenha medo. "Aproveite as chances conforme elas aparecerem; não fique esperando para que um cargo apareça na sua frente", diz Golden. "Mostrar as características, habilidades e capacidades de um líder antes de ter um papel oficial de liderança é uma maneira certeira de se tornar um líder. E se você não conseguir um determinado cargo, passe rapidamente para o próximo desafio. É muito importante que os outros testemunhem a maneira como você reage a certa situações."

Chefes não leem pensamentos

Golden afirma que conhece muitos profissionais que acabam não fazendo o máximo para advogar em causa própria. "É importante vocalizar suas aspirações porque as pessoas não podem ler seus pensamentos", lembra. "Pense no cargo que você almeja e seja visível em situações que oferecem uma chance de ressaltar essas capacidades."

Ao se expor, você pode encontrar pessoas que apoiarão seu desenvolvimento e que o ajudarão a encontrar novas oportunidades. A partir daí, é com você. "Seu desempenho precisa mostrar que você está pronto para liderar de cima", afirma Golden.

http://www.bbc.com/portuguese/noticias