Veja conselhos dados sobre trabalho que podem ser prejudiciais

09/12/2015

Veja conselhos dados sobre trabalho que podem ser prejudiciais

 

Betty Liu

Até conselhos bem-intencionados podem mais prejudicar do que ajudar.

Consultora elenca 5 frases que as pessoas gostam de dizer.

 

 

 

No mundo do trabalho, o que não faltam são bons conselhos. Mas, até mesmo a recomendação dada de forma bem-intencionada pode mais prejudicar do que fazer bem. De acordo com Betty Liu, em artigo publicado no site Business Insider, quando se está procurando a orientação de outras pessoas, é preciso se atentar para as seguintes frases que as pessoas gostam de dizer:

"Você é tão jovem, você tem todo o tempo do mundo"

Na verdade, você não tem. Sim, você deve desfrutar de seus 20 anos – nessa idade você pode errar sem que haja tantas ramificações. Se você quiser, pode tentar novas aventuras e testar suas paixões. Mas quanto mais você testa e experimenta, mais tempo levará para entrar no caminho a ser seguido.

Algumas metas são essenciais, e a partir de quando você pega seu diploma, e então dos 25 para os 30 anos é um pulo, é preciso começar a se estabelecer financeiramente e profissionalmente. Você deve amar e desfrutar da sua juventude, mas não deixá-la ser uma desculpa para procrastinar.

“Nunca mostre suas emoções no trabalho"

Qualquer pessoa de sucesso sabe que isso é falso. Há muita emoção no trabalho, porque você está sempre lidando com pessoas. As pessoas ficam com raiva, gritam, choram - é impossível estar em qualquer escritório, grande ou pequeno, e não ver as pessoas se emocionarem.

A chave é saber quando mostrar as emoções. Gritar com seu colega na frente de todos em uma reunião não é recomendado. Mas falar para seu chefe que você se sente nervoso sobre um próximo projeto só te fará parecer mais humano.

"Não diga "não

A maioria das pessoas odeia dizer "não", especialmente para o seu chefe, mas, por vezes, dizer "não" é necessário. Estabelecer limites e manter a postura diante das situações traz mais respeito do que ser aquele que diz "sim" a tudo.

As pessoas que dão esse conselho estão apenas tentando dizer para você ser uma pessoa que todos querem trabalhar junto, mesmo que às vezes você tenha que dizer “não” a eles.

 

"Você tem que trabalhar duro para ter sucesso"

Isso pode ser verdade, mas você deve ter um pouco de diversão também. As pessoas interpretam mal o conselho porque acham que para ser bem-sucedido é preciso trabalhar 24 horas por dia e não deixar margem para qualquer programa pessoal.

Ao contrário, há uma abundância de pessoas bem-sucedidas que trabalham duro e ao mesmo tempo se permitem ter atividades fora do trabalho que lhe fazem bem. E ter lazer fora ajuda no desempenho dentro do escritório.

 

"Pense no seu emprego dos sonhos e vá atrás dele


Não há nada de errado em ter um trabalho ideal em mente. Mas a realidade é que, mesmo que se viva o sonho, ainda haverá dias bons e ruins.

Nós muitas vezes vendemos aos mais jovens a ideia de que uma vez eles consigam o “emprego dos sonhos”, tudo vai se encaixar e a vida será suave como chantilly. Na verdade, qualquer trabalho ou carreira terá seus altos e baixos, frustrações e tensões. A chave para o sucesso é ser grato pelo que se tem, procurar sentido no que se faz e se esforçar para contribuir mais.

Se você pode mesclar o que você ama com o que faz, então você está melhor que 95% da população.

 

E às vezes conseguir um emprego é apenas o começo de algo muito maior.