A FÁBULA DO CAFÉ

09/02/2016

A fábula do café

Como você reage diante das adversidades?

Por: Flávio Lettieri

 

Cada um de nós tem um jeito próprio de lidar com as adversidades da vida. Alguns reclamam, outros choram, alguns brigam e outros optam por descontar a frustração em quem está por perto…

Mas, tem aqueles que preferem enfrentar os problemas e transformar a realidade, tal como retratado na “Fábula do Café”…

 

Um chefe de cozinha encheu três panelas com água e colocou cada uma sobre o fogo alto.

Numa delas colocou cenouras, numa outra colocou ovos e na última ele colocou café moído.

Cerca de vinte minutos depois, ele apagou o fogo, retirou os ovos, colocando-os numa tigela, retirou as cenouras, colocando-as num prato e verteu o café em um bule.

As cenouras estavam macias. O ovo endurecera. Mas, com o café, havia acontecido algo diferente…

Então, o Chefe observou o seguinte: Todos os produtos haviam enfrentado a mesma adversidade – a água fervendo.  No entanto, cada um reagiu de maneira diferente!

A cenoura, quando foi colocada na água era firme e inflexível. Depois de ter sido submetida à fervura, amoleceu e tornou-se frágil.

Quando os ovos foram colocados na água, eles eram frágeis. A sua casca fina protegia o seu interior, que era líquido. Mas, depois de terem sido fervidos, o seu interior tornou-se mais firme, endurecido.

Mas, com o café, tudo foi diferente. Após ter sido levado ao fogo, junto com a água, ele a transformou!

A pergunta essencial é: Com qual destes três elementos você mais se assemelha quando a adversidade vem ao teu encontro?

Você é como a cenoura, que parece forte, mas que, diante da adversidade, murcha, torna-se frágil e perde a força?

É como o ovo que possui um interior maleável, um espírito fluido, mas que, diante da adversidade, torna-se endurecido?

Ou você é como o café, capaz de mudar a água fervente que lhe causa a dor? Capaz de fazer com que a água, chegando ao seu ponto de fervura, passe a evidenciar um delicado sabor e aroma?

Capaz de, diante de uma dificuldade, reagir de forma positiva para poder transformá-la, sem se deixar vencer pelas circunstâncias adversas.

 

 

(*) Flávio Lettieri é Sócio-diretor da Somma Consultoria. Referência nacional em programas de formação de líderes e empreendedores. Executive& Life Coach. Consultor certificado pela Personal Strenghts para aplicação do SDI®. Autor do Livro “Sonhar é Preciso”. Escreve artigos em seu blog: www.sommaonline.com.br/blog . Site: www.sommaonline.com.br