Ficou desempregado, e agora?

28/06/2016

 

Ficou desempregado, e agora?

Você saiu do emprego recentemente? Aproveite algumas dicas para potencializar sua carreira ao invés de ficar deprimido esperando a sorte chegar:

Cuide do Networking – ter uma boa rede de relacionamento é importante para qualquer profissional em qualquer posição. Saia com antigos colegas de trabalho, procure as empresas que já trabalhou nas redes sociais e se comunique com as pessoas que ainda trabalham la, principalmente ex-lideres. Atente-se: você precisa ser lembrado. O tempo que o profissional tem quando está desempregado pode ser muito bem investido, ao retomar o contato com essas pessoas.

Use seu tempo para saber como as pessoas estão, bata um bom papo e saia para tomar um café com aquelas pessoas que foram importantes ao longo da sua trajetória profissional e mesmo da sua vida. Se uma oportunidade surgir, será um lucro.
Faça cursos de atualização – se você não está trabalhando, terá um bom tempo para investir em cursos. E digo investir tempo, pois conteúdos ótimos estão disponíveis em bibliotecas publicas ou mesmo na internet. Mas se você tem alguma reserva financeira, vale a pena também aproveitar seu tempo e seu dinheiro de maneira a investir no seu futuro. Os benefícios dessa estratégia são inúmeros. O profissional se desenvolve, usa seu tempo livre com algo útil e ainda potencializa seu currículo para se tornar ainda mais competitivo no Mercado.

Evite o “efeito sofá” – um dos maiores problemas de se estar desempregado é você se sentir derrotado. Entenda que ficar deprimido não irá te ajudar em nada. O profissional tem de enfrentar o problema e não se deixar abalar por uma etapa complicada da vida.
Crie uma rotina para enviar currículos, entrar nas redes sociais e estudar. Acorde cedo e faça seu dia ser produtivo da mesma maneira que era quando você ainda estava empregado.

Aproveite e cuide de sua saúde. Faça exames de rotina e pratique atividades esportivas. Procure mudar sua rotina para melhor, e não permite que quando retornar ao Mercado de trabalho, se perca essa pratica saudável.
Participe de varias entrevistas. Dessa maneira você adquire segurança e aprende dia a dia novas técnicas de auto-controle e expressão de ideias.
Saiba que esse tempo “vago” utilizado de maneira inteligente, pode ser crucial para seu futuro bem sucedido amanha.

Tatiane Souza