Como ser o profissional ideal para ser promovido

11/04/2013

 

 

 

Como ser o profissional ideal para ser promovido

 

Dez entre dez profissionais sonham em ganhar uma promoção no ambiente de trabalho. Contudo, poucos realmente conseguem o que desejam. Isso não acontece porque as pessoas são melhores ou piores profissionais, e sim porque elas se comportam da maneira correta. O professor Jeffrey Pfeffer, da Stanford Graduate School of Business, ensina em seu livro “Power: Why Some People Have It and Others Don’t” como se tornar o tipo de pessoa que é promovida. Confira as dicas e garanta o sucesso na vida profissional.

1. Descubra o que seus superiores querem. O primeiro passo para se tornar uma pessoa com chances de promoção é descobrir exatamente o que os seus chefes esperam. Muitas pessoas simplesmente acham que entendem as expectativas dos superiores, quais são os critérios deles para considerar um bom desempenho e de que maneira eles avaliam a produção de deus funcionários. Contudo, a menos que você saiba ler mentes, não vai ter essas informações de maneira tão simples. Portanto, trate de conversar com os seus superiores e entender o que eles esperam de você.

2. Certifique-se de que seu desempenho e suas conquistas são vistos. A segunda coisa que você deve fazer é garantir que o seu desempenho seja visível para o seu chefe, bem como as suas conquistas. Talvez isso exija um pouco mais de autopromoção do que você se sente confortável para fazer, mas vale o esforço. Seus superiores na empresa têm os próprios compromissos e estão ocupados gerenciando suas próprias carreiras. Por isso, se você simplesmente assumir que eles estão vendo o que você faz, dificilmente será reconhecido.

3. Invista no relacionamento com os seus superiores e colegas de trabalho. Essa é a dica menos óbvia e também a mais importante. Se você não constrói bons relacionamentos com as pessoas no seu trabalho seus superiores não terão o menor interesse em promovê-lo. Para alcançar cargos superiores você deve ser o tipo de pessoa que se dá bem com os demais. Pelo menos metade do sucesso da sua vida profissional depende dos seus contatos, por isso, invista em um bom relacionamento no ambiente de trabalho.

 

Artigo publicado na Universia - a maior rede de universidades de língua espanhola e língua portuguesa. É formada por 1242 universidades parceiras de 23 países ibero-americanos que representam 15,3 milhões de professores e estudantes universitários.