Gestão do capital humano impulsiona o sucesso dos negócios

16/07/2013

Gestão do capital humano impulsiona o sucesso dos negócios

·          

·          

Como a adoção de ferramentas especializadas pode trazer mais eficiência e produtividade aos processos corporativos

·   

Para que uma empresa se destaque no mercado é necessário que seja competitiva e atenda às expectativas dos seus clientes com qualidade. Mas isto não possível se a organização não contar com profissionais dedicados, qualificados e engajados com este compromisso. Estes profissionais devem compor uma equipe motivada, treinada e preparada para superar os desafios e dispostos a “vestir a camisa” por acreditarem na missão e nos objetivos traçados.

É por isso que toda empresa, independente do seu porte, precisa que seus gestores estejam habilitados para identificar os diferenciais e o potencial de seu bem mais precioso: o capital humano. Este ativo essencial deve ser monitorado e incentivado com a definição clara dos passos a seguir para seu desenvolvimento e avanços dentro da organização.

Para suportar os gestores no processo de Gestão de Talentos é possível se adotar sistemas que contemplam  todos os processos de recursos humanos, contribuindo de forma consistente e simples para estabelecer um vínculo com os funcionários. Esta prática gera maior produtividade, eficiência dos processos de negócios e rentabilidade. A gestão de RH está e sempre esteve diretamente ligada à gestão de negócios.

Existe no mercado diversos recursos e soluções que visam apoiar às empresas na gestão de seu capital humano. Por outro lado, antes de escolher a melhor solução é preciso que os gestores avaliem em profundidade as necessidades específicas da organização. Em linhas gerais, a solução deve administrar os processos de recursos humanos de modo a valorizar e estimular cada um dos profissionais, como a identificação dos melhores recursos para contratar, reter e colaborar para o desenvolvimento dos seus planos de carreira.

É importante também que a solução possibilite estabelecer um plano de trabalho e metas coerentes, além de auxiliar na definição das respectivas recompensas por excelência no desempenho. As lideranças são uma engrenagem importante deste processo, necessitam criar um ambiente estimulante e produtivo, no qual cada pessoa consiga vislumbrar um futuro (profissional e pessoal) próspero.

Atualmente, para facilitar a adoção de ferramentas eficazes e até mesmo sofisticadas de gestão de capital humano, muitos fornecedores de TI já oferecem este tipo de solução como Software as a Service (SaaS). O modelo propicia uma redução considerável nos custos, por não exigir investimentos iniciais em licenças de software e pode ser contratado de acordo com a evolução da organização.

As empresas de vanguarda e mais bem-sucedidas têm em suas práticas a valorização do seu capital humano utilizando as soluções tecnológicas na Gestão de Talentos.  Preservam a sua competitividade atuando na retenção de seus melhores profissionais criando um ambiente transparente e motivador e atraindo novos talentos.

 

*Charles Rosenburst é Diretor de HCM da Oracle para a América Latina