Você pratica a etiqueta empresarial?

26/09/2013

Você pratica a etiqueta empresarial?

 

Por: Elaine Lombardi (*)

 

Sentir-se bem no ambiente corporativo está longe de descuidar de sua aparência, da sua pontualidade e principalmente de ser educado. Uma boa dose de educação não faz mal a ninguém. Mas no ambiente de trabalho, o cuidado com o comportamento deve ser redobrado. Afinal, somos o nosso próprio cartão de visitas, ao vivo e a cores!

 

Por isso mesmo surgiu a “etiqueta corporativa”, que representa um conjunto de regras que estabelecem a maneira de comportar-se no ambiente de trabalho, seja com pares, liderados ou superiores, em reuniões ou até mesmo em eventos. E faz diferença ter uma boa apresentação pessoal?

 

Sim, faz! Pois o resultado da sua capacidade de apresentar-se bem em todas as situações ligadas ao mercado de trabalho, representam o efeito do balanceamento ideal entre o bom senso e o profissionalismo. Entender a necessidade de comportar-se adequadamente no ambiente corporativo e de que o mesmo é voltado exclusivamente para tarefas de trabalho é essencial para quem quer ser levado a sério.

 

Para ajudar, listarei algumas das falhas mais comuns quanto à etiqueta empresarial. Afinal, nunca é demais conhecê-las.

 

Ferramentas de trabalho: fazer bom uso das ferramentas disponibilizadas pela empresa, como e-mail, internet, telefone, etc., representa usá-las com parcimônia e dentro das regras, sem abusos. Por exemplo, nada de usar o e-mail para trocar piadinhas ou divulgar vídeos e fotos. A internet também é um risco, pois é uma fonte de pesquisa que deve ser usada para atividades relacionadas ao seu trabalho.

 

Da mesma forma, o uso do telefone deve ser restrito a ligações profissionais, evitando-se o uso para ligações particulares, salvo em situações de extrema necessidade.

 

Enfim, o uso indevido das ferramentas consome um grande tempo do seu trabalho, além de tirá-lo do foco, comprometendo inclusive sua produtividade.

 

Vestimenta: a maneira de se vestir também é muito importante e reflete sua personalidade. No caso das mulheres, que possuem uma gama maior de opções de vestuário, sempre é um desafio fazer a escolha certa! Portanto, devem-se evitar transparências, decotes e roupas justas.

 

Os homens devem evitar roupas esportivas. Mesmo às sextas-feiras, no casual day dos escritórios, você precisa ter em mente que aquele é o seu ambiente de trabalho. Então, tudo bem usar uma calça jeans, mas nada de bermuda ou minissaia ou camisetas largas e velhas. Aqui a sua imagem fica em evidência e pode depor contra ou a seu favor!

 

Reuniões: o primeiro ponto é não chegar atrasado. Outra questão é não deixar o celular ligado e, atender, nem pensar! Só de colocá-lo sobre a mesa, já indica que a ligação é mais importante que o assunto ou mesmo as pessoas que estão presentes na reunião.

 

A maneira de se colocar também é bastante importante, por isso, deixe seus colegas falarem, pratique o saber ouvir, não atropele e tenha em mente que, em algum momento, todos terão a oportunidade deexpressar suas ideias e opiniões.

 

E você, já pratica a etiqueta empresarial?

 

Preste atenção e olhe para si. Tenha em mente a importância da sua imagem no mundo corporativo.