O QUE CONSIDERAR ANTES DE ESCOLHER UM CURSO NA FACULDADE

10/02/2014

O QUE CONSIDERAR ANTES DE ESCOLHER UM CURSO NA FACULDADE


Escolher o que se quer cursar na faculdade costuma ser uma decisão bastante complicada para a maioria das pessoas, afinal, trata-se muitas vezes daquilo que se deseja fazer para toda a vida, e a melhor forma de tomar a decisão certa é analisar minuciosamente vários aspectos pessoais e profissionais, como veremos a seguir.
O primeiro passo é perceber no que você é bom. Conhecer as suas aptidões é fundamental para fazer a escolha do curso ideal na faculdade, afinal, não adianta nada você escolher um curso como Engenharia, por exemplo, se detesta números. Caso você esteja com dificuldades em identificar as atividades que gosta de desenvolver, faça testes vocacionais e peça a opinião de amigos – mas sem se deixar influenciar.
Depois de conhecer suas habilidades e considerar algumas opções de cursos, pesquise sobre eles. Saiba qual é a grade curricular de cada universidade, bem como as áreas de atuação dos profissionais e a faixa salarial. Não cometa o erro de entrar num curso sem saber essas informações, pois você poderá se decepcionar mais tarde. Preste o vestibular com a consciência dos pontos positivos e negativos da sua escolha.
Caso os seus familiares estejam o pressionando para que você escolha uma carreira específica, tente não se abalar. Essa escolha poderá determinar o seu futuro e, portanto, cabe somente a você. Tente conversar e mostre o seu lado, argumentando sobre os motivos que o levaram a sua decisão. Seus pais querem o melhor para você, mas nem sempre isso depende deles.
Tenha em mente que não existem cursos mais difíceis, e sim pessoas mais dedicadas. Não entre na faculdade achando que tudo será fácil, porque na verdade você terá que se empenhar muito para se sair bem no curso.
Escolher uma faculdade pode ser bastante difícil, mas tente não se estressar: analise sinceramente todos esses aspectos e tome uma decisão com tranquilidade.

Fonte: Universia Brasil