6 maneiras de envolver e motivar funcionários da Geração Y

19/02/2014

6 maneiras de envolver e motivar funcionários da Geração Y

Com mais de 20 milhões de jovens entre 18 e 35 anos no mercado brasileiro, a Geração Y forma uma gritante força de trabalho. Definitivamente você deve ter contratado alguém nessa faixa – ou é um.

Uma das características mais comentadas da tal geração é a mobilidade de saltar de um emprego para outro; o que pode ficar caro para empresas de todos os tamanhos, que se encontram tendo que treinar constantemente novos colaboradores.

Então, como você pode envolver e motivar esses funcionários?

A Geração Y quer trabalhar para empresas que compartilhem seus valores

Se você ainda não fez uma declaração de valores para o seu negócio, faça – e publique onde seus funcionários possam ver. Sempre que você realizar uma reunião ou enviar um e-mail aos seus funcionários, puxe um aspecto dos valores da empresa para lembrá-los de que estão fazendo o trabalho que se encaixa a eles.

A Geração Y precisa de um trabalho significativo

Mais do que tudo, esses jovens precisam sentir e saber como estão contribuindo positivamente para o seu negócio. Enfatize como suas tarefas e projetos estão ajudando o crescimento da empresa. Seja transparente com as finanças (gastos e lucros) e peça ajuda para cortar despesas e aumentar a receita.

A Geração Y quer fazer a diferença na comunidade

Eles são socialmente conscientes e querem fazer a diferença na sua comunidade local. Dê-lhes sinal verde para se organizarem e montarem projetos ou programas que beneficiam uma instituição de caridade local ou crianças necessitadas. Isso também irá fortalecer os laços da sua empresa com a comunidade e aumentar a sua visibilidade.

A Geração Y precisa de feedback imediato e regular

Crie o hábito de agradecer regularmente esses funcionários e reconhecer suas conquistas. Deixe-os saberem o que estão fazendo bem para realmente impulsionar a produtividade e a motivação, e entregue sugestões para a melhoria suavemente, mas com a reafirmação de que você sabe que podem fazê-lo.

A Geração Y é empreendedora

Como esses jovens têm uma mentalidade empreendedora, foque em sua criatividade e energia. Peça-lhes para assumir a liderança no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, ou explorando novas fontes de receita – e os recompense por esforços bem sucedidos.

A Geração Y prospera em um ambiente de trabalho flexível

Essa nova geração não gosta de locais de trabalho altamente estruturados, por isso, na medida do possível, permita flexibilidade. Um estudo de 2012 da Fundação Griffith mostrou que a Geração Y sacrifica salários para aumentar o tempo de férias e de trabalho remoto, desde que continuem com bom desempenho.