Como manter a confiança da equipe no trabalho

28/04/2014

Especialista aponta sete atitudes de liderança para reduzir as mentiras no ambiente corporativo


Reduzir as mentiras no ambiente de trabalho é uma tarefa que começa com atitudes do gestor. O comportamento do líder e as políticas que ele cria para gerenciar a equipe influenciam no cotidiano dos profissionais e modelam suas posturas.

De acordo com Carol Kinsey Goman, especialista em comportamento e linguagem corporal no trabalho e colaboradora da Forbes, cada gestor cria uma “minicultura” em seu setor – e algumas dessas práticas estão repletas de engano. Uma vez que os membros de uma equipe descobrem que foram enganados, a confiança simplesmente desaparece.

Para ela, sete atitudes podem manter a confiança da equipe e reduzir as mentiras no trabalho. Confira:

1) Manter as confidências: não levar adiante uma informação confidencial é uma forma poderosa de demonstrar credibilidade.

2) Divulgar tudo o que puder – mesmo o que não estiver confirmado: os funcionários têm uma postura mais positiva em relação a gestores que explicam claramente o cenário. O melhor é dizer o que está acontecendo com a empresa ou o negócio e mostrar as condicionais para que os objetivos se concretizem.

3) Quando houver algo que não pode ser divulgado, explicar a situação: o indicado é dizer que existe uma informação que ainda não pode ser discutida abertamente em vez de negar o conhecimento. O melhor é nunca dizer “eu não sei” quando, na verdade, sabe.

4) Corrigir os rumores: discutir abertamente as informações repassadas pelos corredores é essencial para manter a confiança do time. O medo do desconhecido pode prejudicar a produtividade.

5) Dividir os créditos: os gerentes que recebem todos os créditos por uma vitória do time são vistos como mentirosos por sua equipe.

6) Focar em encontrar soluções e não culpados: quando um gestor cria um ambiente favorável para a equipe aprender com os próprios erros, ao invés de penalizar as falhas, o medo é reduzido e acaba a necessidade de acobertar os problemas.

7) Criar valores fundamentais: agir com honestidade e franqueza é o primeiro passo para esperar isso do resto do time.